O que é EducaSound?

O EducaSound consiste em capturar, amplificar e distribuir uniformemente a voz do professor na sala de aula, garantindo que todos alunos ouçam a fala com clareza, sem a necessidade do professor forçar a voz.

O professor utiliza um pequeno e leve microfone sem fio, vestindo-o no pescoço, como um crachá. O sinal de áudio capturado é transmitido sem fio para uma unidade receptora, que processa o sinal e o amplifica para as caixas de som distribuídas uniformemente no teto da sala de aula.

O sistema inclui um microfone sem fio secundário que pode ser compartilhado pelos alunos durante uma apresentação ou leitura em voz alta. Entradas auxiliares permitem conectar diversas fontes sonoras, como um PC, smartphone ou DVD Player.

Com o advento do ensino a distância, o sistema é capaz de transmitir via streaming todo conteúdo de áudio, além de receber e amplificar o áudio dos alunos que estão a distância.

Introdução

O objetivo principal do EducaSound é fornecer alto nível de inteligibilidade da fala dos professores e distribuí-la uniformemente pela sala de aula. Pesquisas validadas pelo Departamento de Educação dos EUA são claras, consistentes e conclusivas: todos os alunos se beneficiam dessa tecnologia.

Diversos fatores impactam significamente na capacidade dos alunos ouvirem o professor com clareza: ruídos externos, conversas paralelas de alunos, ruídos de equipamentos como ar-condicionado, ventiladores, computadores, além da má qualidade acústica das salas de aula.

O desempenho acústico é uma das coisas mais importantes a se considerar em uma sala de aula. Estudos verificaram que milhões de alunos estão academicamente em risco devido a alta incidência de acústica ruim em salas de aula, altos níveis de ruído ambiente e perda auditiva leve devido a infecções de ouvido comuns.

Esses estudos mostram conclusivamente que as condições na maioria das salas de aula tornam difíceis a capacidade dos alunos ouvirem adequadamente os professores. Os mesmos estudos mostram que muitos terão alguma deficiência acadêmica em pelo menos uma disciplina até a conclusão do Ensino Fundamental.

Os resultados do maior estudo realizado nos EUA, o Projeto MARRS – Mainstream Amplification Resource Room Study – foram validados pelo Departamento de Educação dos EUA. Todos os estudos validam o áudio da sala de aula como uma ferramenta comprovada que pode superar as condições adversas da sala de aula, proporcionando aos alunos um reconhecimento de fala aprimorado e uma oportunidade muito melhor de aprender. O EducaSound é reconhecido como uma das ferramentas mais poderosas e econômicas para o aprimoramento do aluno.

Relação Sinal-Ruído

Alunos passam até 75% do dia escolar envolvidos em atividades auditivas. Ao contrário dos adultos, cujas habilidades auditivas são totalmente desenvolvidas, as crianças pequenas requerem condições ideais para audição e compreensão. A rede auditiva do cérebro não está totalmente formada até os 15 anos de idade.

As crianças não processam cognitivamente o que ouvem da mesma forma que os adultos. Para as crianças, a voz do professor precisa ser pelo menos 15 decibéis mais alta do que o ruído de fundo na sala de aula. Essa diferença de decibéis é chamada de Relação Sinal-Ruído (SNR – Signal to Noise Ratio). Comparativamente, os adultos requerem apenas um SNR de 4 a 6 decibéis.

Ao contrário do ruído de fundo, que permanece relativamente constante em uma sala, o som da voz do professor varia muito, dependendo de onde o professor está localizado e de onde o SNR está sendo medido. Isso ocorre porque o som diminui com a distância; especificamente, ele cai 6 decibéis para cada duplicação da distância. Por exemplo: um professor falando a um nível de 60 decibéis a 1 metro na frente da sala de aula, será ouvido a 54 decibéis a 2 metros; 48 decibéis a 4 metros e assim por diante.

Como o nível de ruído de fundo permanece essencialmente o mesmo, esse declínio na voz do instrutor significa que o SNR diminui quanto mais para trás na sala o aluno se senta. Em algum ponto, o SNR cairá abaixo de +15 decibéis, impedindo alguns alunos de ouvirem o que o professor está dizendo.

A AUDIÇÃO É O PRINCIPAL CANAL DE APRENDIZAGEM; QUANTO MAIS OS ESTUDANTES OUVEM, MELHOR APRENDEM.

Distância entre Professor e Aluno

Distância que o aluno senta em relação ao professor tem um impacto mensurável na capacidade do aluno de ouvir e compreender o que o professor está dizendo. Estudos mostram que os alunos não devem estar a mais de 1,80 metros do professor para obter o máximo de inteligibilidade da fala.

Utilizando o EducaSound todos os alunos ouvirão a voz do professor de maneira uniforme, independente do local que estejam sentados, pois a distribuição dos alto-falantes no teto fará com que todos os alunos estejam sempre equidistantes da voz do professor, mesmo quando o professor está de costas escrevendo na lousa.

Sem EducaSound:

Sem EducaSound

Com EducaSound:

Com EducaSound

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação. Saiba mais acessando nossa página de Política de Privacidade